▸ AGENDAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES
Iniciamos o mês envolvidos com o movimento Setembro Amarelo, campanha que visa a conscientização sobre prevenção do suicídio! E, no IMMI, nós acreditamos que a vivida é colorida e assim merece ser vivida! Por isso, a nossa participação nesta campanha traz essa ideia de prevenção e estímulo do bem-estar e cuidado integral da pessoa – foco de nosso dia a dia!

Segundo dados do Ministério da Saúde, no período de 2006 a 2016, o Brasil registou mais de 106 mil casos fr morte por suicídio. E 90% desses casos eram evitáveis!

Diariamente, nós estamos alerta ao tema da Saúde Mental e nossos atendimentos são direcionados ao cuidado de aspectos psicológicos e emocionais de nossos pacientes, não apenas os físicos! Nós acreditamos que a maioria das causas de doenças são originadas psicossomaticamente.

Ao longo do mês, publicaremos informações sobre como podemos deixar a vida das pessoas com todas as suas cores!

ORIGEM DO MOVIMENTO

Desde 2015, algumas associações se mobilizaram para criar o “Setembro Amarelo”, uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A iniciativa marca o dia 10 de setembro, quando se celebra o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

“A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa”, diz o movimento, liderado por CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psicologia).

CONCEITO IMMI

Para o IMMI, esse movimento vem conceituado como Setembro Amarelo & Todas as Cores: A vida é colorida e assim merece ser vivida. O foco de nossos atendimentos é o cuidado centrado à pessoa, pois consideramos que os aspectos emocionais e mentais são origem das maioria das doenças físicas.

Em nossa rotina, nossos profissionais já atuam no ouvir o paciente e enxergá-lo integralmente, pois não somos partes de um único corpo, mas sim inteiros e assim merecemos ser tratados!

A vida te muitas cores e nossa rotina fundamenta-se em equilibrar essas cores e proporcionar o bem-estar e equilíbrio completo de quem nos procura!

ESTATÍSTICAS QUE MERECEM ATENÇÃO

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. No Brasil, 32 pessoas se matam por dia. No mundo, há uma morte do tipo a cada 40 segundos. Por isso, o movimento é feito para mostrar que a prevenção é fundamental para reverter a situação.

O suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, diz a campanha. “Mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo”, pontua o grupo. Fatores que merecem atenção são:

» Osolamento:
» Mudanças de hábitos;
» Perda de interesse por atividades que gostava;
» Descuido com aparência;
» Piora do desempenho na escola ou no trabalho;
» Alterações no sono e no apetite.

É preciso estar atento e acolher as pessoas que apresentam esses sinais!