▸ AGENDAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES

Embora, às vezes, se admita que a infância e a adolescência sejam períodos de despreocupação e bênçãos, cerca de 20% das crianças e adolescentes apresentam um ou mais distúrbios mentais diagnosticáveis. A maioria destes distúrbios pode ser vista como exageros ou distorções do comportamento e emoções normais.

O IMMI é um Centro Médico Integrativo focado na Saúde do Corpo e da Mente e aproveita o dia 12 de outubro, quando se celebra o Dia das Crianças, para fazer esse alerta importante! As crianças precisam de amor, atenção e cuidado de todos que estão à sua volta para que possam se desenvolver bem, com alegria e equilíbrio independente de suas condições físicas e mentais!

Nós estamos aqui para cuidar, amar e apoiar todos que precisam! Todo Dia é Dia das Crianças!

Nós preparamos um vídeo muito especial e elucidativo para você conseguir entender como observar quando uma criança apresenta sintomas de transtorno mentais!

Você sabia que, assim como os adultos, as crianças e os adolescentes também têm temperamento variável. Alguns são tímidos e reticentes; outros são socialmente exuberantes. Alguns são metódicos e cautelosos; outros são impulsivos e descuidados.

Falar de Saúde Mental Infantil é muito importante, pois a compreensão de que uma criança possui transtorno mental e de comportamento é uma tarefa muito cuidadosa, que exige amor, atenção e respeito!

Os distúrbios mentais mais comuns entre as crianças e os adolescentes são divididos nas seguintes categorias:

» Transtornos de ansiedade
» Transtornos relacionados a estresse
» Transtornos do humor
» Transtorno obsessivo-compulsivo
» Transtornos comportamentais disruptivos (p. ex., transtorno de déficit de atenção/hiperatividade [TDAH], transtorno de conduta e transtorno desafiador opositivo).
» Esquizofrenia e transtornos relacionados são bem menos comuns.

Entretanto, é frequente que crianças e adolescentes tenham sintomas e problemas que se interpõem e cruzam os limites diagnósticos. Por exemplo, > 25% das crianças com TDAH também têm transtorno de ansiedade, e 25% atendem os critérios para transtorno de humor.

Quando identificar um transtorno infantil?

Muitos sintomas de disfunções se sobrepõem aos comportamentos de desafios e de emoções comuns às crianças. Portanto, muitas estratégias úteis para tratar problemas comportamentais em crianças também podem ser utilizadas em crianças com transtornos mentais.

Além disso, a condução apropriada dos problemas comportamentais da infância pode diminuir o risco de crianças com temperamento vulnerável do desenvolvimento destes distúrbios. O tratamento eficaz de alguns transtornos durante a infância pode reduzir o risco de transtornos de humor mais tarde na vida.

Nossos especialistas são qualificados a prestar apoio profissional. Procure sempre o seu médico de confiança, principalmente os especialistas em Pediatria, Neuropsicologia, Psicologia e Psiquiatria.