▸ AGENDAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES

Novembro é um mês muito especial para a área da Saúde. Trata-se de um mês em que instituições e profissionais de todas as especialidades se mobilizam em ações que visam a conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento precoce do câncer de próstata: o Novembro Azul!

O IMMI apoia esta causa reforçando os pilares estratégicos no controle da doença: a prevenção primária e o diagnóstico precoce. Para além, incentivamos um movimento maior de conscientização e promoção ao cuidado da saúde integral do homem! É preciso começarmos a olhar a saúde deles com mais respeito e amor, promovendo o autocuidado e rompendo com alguns tabus acerca de tudo isso!

Entre a população masculina total, o câncer de próstata representa a segunda causa de mortalidade por neoplasias. Já entre homens de 20 a 59 anos, esse tipo de câncer representa a 12ª causa de mortalidade por neoplasias, e a ocorrência desse tipo de câncer se dá de forma muito mais acentuada entre homens idosos, com um aumento significativo de incidência a partir dos 60 anos e maior mortalidade após os 80 anos. Em relação às mulheres, os homens têm mais excesso de peso, menor consumo de frutas, legumes e verduras, consumo abusivo de bebidas alcoólicas e tabagismo, situações que podem se refletir em uma maior mortalidade por doenças do aparelho circulatório, principalmente entre os mais velhos, e também por causas externas, predominantemente entre os mais jovens. Esses comportamentos de risco também facilitam a ocorrência de acidentes, violência e doenças infectocontagiosas, como Aids/HIV e tuberculose. (INCA 2018).

O que é o câncer de próstata?

As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou câncer.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

Principais fatores de risco

» Idade » História de câncer na família » Sobrepeso e obesidade

Principais sintomas

» Dificuldade de urinar; » Demora em começar e terminar de urinar; » Sangue na urina; » Diminuição do jato de urina; » Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Os principais exames para o diagnóstico precoce são o exame de toque retal, onde o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata; e o exame de PSA, um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
Procure sempre o seu médico de confiança!